quinta-feira, 8 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO RELIGIOSA
convido os Irmãos e Irmãs a fazer uma breve reflexão a respeito da postura de se aplicar aos educandos um ensino religioso, em especial no caso dos pais não serem religiosos convictos, situação na qual tal educação doutrinária não seria a princípio questionada.  A cultura Cristã Quer acreditemos, é o Cristianismo que é a peça fundamental de nossa sociedade, influindo profundamente em todos os setores.  A Bíblia, por mais que nela não se deposite confiança por muitos, sempre será uma referência numa sociedade deixada de herança cristã, pois é Deus falando e deixando ensinamentos, uma  herança para seu povo a mais de 6 mil anos.
Vemos constantemente analogias, paródias e anedotas que só podem ser compreendidas no contexto de uma cultura cristã, e muitas das vezes tais surgem em contextos totalmente díspares da religião em si. Frequentemente usamos citações da Bíblia como jargões de sabedoria popular, muitas vezes sem sequer saber de onde vieram, as palavras. "Deus", "Jesus Cristo" ou "Santa Maria" estão tão impregnadas em nossa linguagem, que a utilizamos como interjeições, de modo que é difícil distinguir quando uma pessoa as utiliza como uma evocação de fé, ou apenas uma expressão tão desprovida de sentido quanto o tradicional. Duvido que haja algum ateu convicto que ocasionalmente não tenha deixado escapar um "ai meu Deus ou minha Nossa Senhora".
Nossa própria Constituição ainda possui elementos da religião cristã, a Monogamia por exemplo. A separação entre Igreja e Estado na Proclamação da República só agora talvez, esteja começando a ser completa, uma vez que descriminalizamos a prostituição e deixamos de considerar o adultério como crime civil. Ainda hoje nos tribunais é obrigatória a presença de uma Bíblia, para o caso de alguém querer prestar juramento ao livro sagrado do Cristianismo, além de à própria Constituição. Por estas Razões que nossa Igreja esta indo de encontro  onde estão as Crianças e os Jovens, para poder prepara-los para enfrentar a vida de forma Saudável. No Ultimo dia da Maratona de Palestras realizada no deia 07/011/2012 em Pouso Alegre-MG, Dom Edivaldo Deixou bem Claro que a Sociedade é a Célula máter da Sociedade e é preciso rever Valores dentro da Família, pelo fato de estar ensinando as crianças e jovens, que temos que fazer valer o esforço de que Deus não abandonou o Homem e os ama até hoje. Será preciso levar a boa nova e saber amar, amar, amar até doer. Para que nos dias de hoje melhorar os valores humanos e trazer nosso povo, o Povo de Deus para Deus.



 Assessoria de Imprensa da ICAR


Pesquisar neste blog