CATEQUESE

COMO ENCONTRAR PAZ COM DEUS



A mensagem da Bíblia Sagrada pode ser resumida em quatro pontos simples:

1. Nossos pecados nos separam do Deus vivo e verdadeiro.
"Porque todos pecaram, e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23)."Porque o pagamento pelo pecado é a morte, mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23).

2. Não podemos salvar a nós mesmos, por nossos próprios esforços."Por isso ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei; antes, pela lei vem o conhecimento do pecado" (Romanos 3:20)."Ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas pela Sua misericórdia, mediante a lavagem de regeneração e renovação pelo Espírito Santo" (Tito 3:5).

3. Jesus Cristo é o "remédio" providenciado por Deus para nosso problema: o pecado."Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)."Pois Cristo padeceu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (I Pedro 3:18a).

4. Nós precisamos receber pessoalmente o Senhor Jesus Cristo, por fé, em nossas vidas, para recebermos o perdão pelos nossos pecados e a vida eterna. "Mas a todos os que O receberam, àqueles que crêem no Seu nome, deu-lhes o poder serem feitos filhos de Deus" (João 1:12)."Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Romanos 10:9).

Se estas verdades da Palavra de Deus têm tocado seu coração, você pode responder a elas agora mesmo, pedindo que Ele perdoe seus pecados e que lhe dê uma nova vida em Cristo.

Esta simples oração a seguir poderá lhe servir de orientação sobre como expressar sua fé em Jesus Cristo para a salvação.

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA?


Como podemos saber se uma organização religiosa, política ou de qualquer outra área é uma seita perigosa? Este é objetivo deste artigo.

A seguir, apontaremos os principais elementos que nos auxiliarão a empenhar esta identificação, mas, antes de qualquer juízo, é primordial aconselhar a avaliação das características em seu todo, pois, se forem desassociadas do conjunto, poderão ser encontradas também em movimentos ortodoxos, sem que com isso caracterizem uma seita.

Faremos esta caracterização por meio de quatro tópicos:

1.Recrutamento: as estratégias do grupo para recrutar novos adeptos.
2.Programação: as estratégias do grupo para administrar a vida cotidiana dos seus adeptos.
3.Retenção: as estratégias do grupo para reter seus adeptos.
4.Resultado: as implicações destas estratégias na vida dos adeptos.

RECRUTAMENTO

1. Engano: a identidade e os verdadeiros objetivos do grupo não são revelados antecipadamente. Os líderes dizem aos membros que eles não podem dar informações sobre o grupo, para que as pessoas "de fora" não saibam muito a respeito deles.

2. Chantagem emocional: as seitas oferecem amizade e aceitação instantâneas. Os que recrutam novos adeptos não aceitam uma resposta negativa sem que antes levem a pessoa a sentir se culpada ou ingrata pela rejeição de sua pregação.

3. Exploração de crises emocionais: são exploradas situações como um relacionamento quebrado, um falecimento na família, a perda do emprego, uma mudança recente, a solidão e a depressão.

4. Invenção de crise: o mundo à nossa volta e os crentes de outras religiões são vistos numa perspectiva sombria, ou o fim do mundo é iminente etc. Dizem para as pessoas que elas devem fazer parte do grupo para que possam ser salvas ou curadas.

5. Respostas: O grupo tem respostas simplistas e únicas para todas os questionamentos sobre a vida.

PROGRAMAÇÃO

1. Estudo intenso: a ênfase é posta nos escritos e doutrinas do grupo. A Bíblia, se usada, é citada de forma seletiva e fora do contexto.

2. Avisos: os novos membros são avisados de que Satanás fará que seus familiares e amigos falem mal do grupo. Dentro de pouco temo, os recrutas só confiam nos membros do grupo.

3.Culpa e medo: os grupos enfatizam a natureza pecaminosa do indivíduo e a necessidade de purificar a velha personalidade.

4.Controle da rotina, fadiga: o estudo e o trabalho pára o grupo são obrigatórios, roubando quase todo o tempo do novo membro, tornando o demasiado ocupado para refletir ou ouvir a opinião de outros. A família, os amigos, o emprego e os passatempos são postos de lado, isolando=olainda mais.

5. Ataque a qualquer tipo de pensamento independente: o pensamento crítico é desencorajado e interpretado como orgulho e pecado. É encorajada a aceitação cega.

6.Comissão divina: o líder geralmente alega ter recebido novas revelações de Deus e afirma ser o único porta voz de Deus para a humanidade neste tempo.

7.Obediência irrestrita: todas as questões têm respostas simples e requer se do novo adepto uma obediência inquestionável às ordens do grupo. Uma mentalidade do tipo "nós contra eles" fortalece a identidade do movimento. Todas as pessoas que não pertencem ao grupo são encaradas como fracas ou enganadas.

RETENÇÃO

1. Questionamento de motivos: quando é apresentada evidência sólida contra o grupo, os membros são ensinados a questionar os motivos da pessoa que apresenta a evidência. Aquilo que pode ser verificado é ignorado e se aceita aquilo que não pode ser verificado.

2.Controle de informação: o grupo controla aquilo que o membro pode ver ou ouvir. É proibido o contato com ex membros e com qualquer pessoa que critique o grupo.

3.Isolamento e alienação: o grupo substitui a família porque ouve que não precisa de mais ninguém (nem mesmo da família) além do grupo. Talvez o novo adepto receba instruções como: proibição de alimentos, proibição de casamento ou abandono do lar, desistência da escola, entre outras.

4.Repressão: a desobediência, incluindo até mesmo desacordos insignificantes com a doutrina do grupo, terá como resultado o banimento e a expulsão.

5.Fobias: o medo do mundo e das outras pessoas é aumentado, tal como 0 medo do diabo e do mal. É ensinado aos membros que lhes acontecerá algo muito mau se deixarem o grupo. Não existe nenhuma maneira honrosa de sair do grupo.

6.Empenho: ser membro e trabalhar para o grupo é essencial para a salvação. Por mais que o adepto se esforce, nunca será o suficiente.

RESULTADOS

1.Dependência: o adepto fica com uma dependência infantil do grupo.

2.Desordens pessoais: depressão, desorientação, ansiedade, estresse, comportamento neurótico ou psicótico, e até mesmo tendências suicidas.

3.Capacidade diminuída: o adepto perde a capacidade de pensar de forma clara e crítica. Contradições lógicas nas doutrinas têm pouco ou nenhum efeito sobre ele.

4.Exploração: o adepto é explorado financeiramente, psiquicamente e/ou mentalmente. Pode ser manipulado para dar tudo o que possui ao grupo, abandonar escola ou emprego (para poder passar muitas horas vendendo literatura ou outros itens), fornecer mão de obra barata para o grupo e outras coisas.

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças" (I Timóteo 4.1 3)


PARTICIPAR DA SANTA MISSA

Na Missa o sacerdote repete os gestos e as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, transformando o pão e o vinho no corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Missa é a hora em que todos nós povo de Deus, nos unimos para louvar e agradecer Nosso Pai Celestial e para participar do sacrifício Vivo e Santo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A celebração eucarística consta de: Orações, Leitura da Santa e Gloriosa Palavra de Deus e a Eucaristia propriamente dita.

Na Missa participamos da comunhão que é o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando o Senhor Jesus Cristo está conosco, quem poderá ser mais feliz que nós?

Não teremos medo nem dos sofrimentos nem dos muitos trabalhos, nem das tristezas, nem da própria morte, pois o próprio Senhor Jesus Cristo disse: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Com o Senhor Jesus nada poderemos temer, pois Ele é o nosso Deus.

PREPARAÇÃO PARA A COMUNHÃO

ATO DE FÉ: Senhor Jesus, eu creio que estais presente na Eucaristia.

ATO DE ADORAÇÃO: Senhor, eu vos adoro na Eucaristia e vos reconheço por meu Criador, Redentor e Soberano Senhor, meu Único e Eterno Bem.

ATO DE ESPERANÇA: Senhor, espero que dando-vos a mim neste divino Sacramento, usareis comigo de misericórdia e me concedereis todas as graças necessárias para minha eterna Salvação.

ATO DE HUMANIDADE: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e minha alma será salva.

EU PECADOR

Eu pecador me confesso a deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos de omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço a Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos que rogueis por mim a deus nosso Senhor.

A ORAÇÃO DE ATO DE ESPERANÇA

Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo me darei a Salvação eterna e as graças necessárias para conseguí-la, porque vós sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxilio.

ATO DE CARIDADE

Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente Bom e Amável, e antes quero perder tudo o que vos ofende. Por amor de vós amo meu próximo como a mim mesmo. Amém!

PEQUENO ATO CONTRIÇÃO

Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois bom e amável. Prometo, com a vossa graça nunca mais pecar. Meu Senhor Jesus, misericórdia! Amém!

PREPARAÇÃO PARA A CONFISSÃO

Senhor Jesus, aqui estou diante de vós, para vos pedir a graça de preparar-me bem para a confissão. Fazei-me lembrar todos os meus pecados. Estou arrependido e desejo confessá-los com toda a sinceridade para obter o perdão. Prometo, com a vossa graça, ser melhor daqui por diante. Amém!

Para que façamos uma boa confissão Comunitária é preciso:

1. Exame de consciência e ato de contrição, ou seja, rezar e refletir sobre seus pecados.
2. Arrependimento sincero pelas ofensas feitas contra Deus e os irmãos.
3. Firme propósito de não mais pecar.
4.Confessar os pecados ao Sacerdote dos Sacerdotes ( JESUS CRIISTO ).
5.O Padre da ICAR Dará Aconselhamento Pastoral Acompanhado de Outro irmão.
6.Cumprir a penitência imposta pelo padre ao término do Aconselhamento Pastoral.

ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido; pesa-me também ter perdido o céu e merecido o inferno e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

COMO CONFESSAR?

O orgulho nos leva à falsa convicção de que não temos pecados. Devemos ter a humildade de reconhecer nossas faltas e de as confessar ao Sacerdote dos Sacerdotes. Não raras vezes é comum encontrarmos dificuldades em nos recordarmos dos pecados cometidos. Por ser um fato freqüente, leia os Mandamentos da Lei de Deus e siga o roteiro abaixo descrito, que servirá como um verdadeiro auxílio para revisão de vida:

EXAME DE CONSCIÊNCIA

 (com base nos 10 Mandamentos da Igreja ICAR )

1º. Amar a Deus sobre todas as coisas.
- Tive vergonha de testemunhar meu amor a Deus;
- Fui relaxado e não cultivei minha união com Deus. Não fiz a leitura e meditação da Palavra;
- Revoltei-me contra Deus nas horas difíceis. Alimentei superstições;
- Durante o dia nunca ou raramente dirijo o pensamento a Deus. Faltei à oração de cada dia;
- Duvidei da presença de Deus em minha vida. Não alimentei minha fé;
- Não fui fiel à oração com minha esposa-esposo e filhos?

2º. Não tomar o nome de Deus em vão.
- Jurei falsamente ou jurei desnecessariamente;
- Usei o Nome de Deus ou símbolos religiosos sem o devido respeito;
- Busquei a Deus e a Igreja somente nas horas de necessidade?

3º. Guardar os Domingos e dias Santos.
- Faltei à Missa aos Domingos e dias Santos por preguiça, por conveniência;
- Vivi meu Domingo para comer, beber, dormir e ver televisão;
- Sem precisar, entreguei-me ao trabalho aos Domingos;
- Obriguei meus funcionários ao trabalho aos Domingos;
- Não usei dos Domingos para estar com minha família, para visitar alguém?

4º. Honrar pai e mãe.
- Agredi meu pai ou minha mãe com palavras, gestos, atitudes;
- Descuidei-me deles na hora da doença ou na velhice;
- Não procurei ser compreensivo com eles;
- Deixei passar longo tempo sem visitá-los;
- Por orgulho, tive vergonha de meus pais?

5º. Não matar.
- Pratiquei o aborto, fui cúmplice ou apoiei alguém que abortou;
- Usei drogas; fui além dos limites na bebida alcoólica;
- Não cuidei da minha saúde ou da saúde das pessoas que dependem de mim;
- Feri as pessoas com olhar, ou as agredi fisicamente ou grosseiramente;
- Alimentei desejos de vingança, ódio, revoltas e desejei mal aos outros;
- Neguei o perdão a alguém;
- Não gastei, ao menos um pouquinho de meu dinheiro, para ajudar aos necessitados;
- Pensei ou tentei o suicídio;
- Fui racista e preconceituoso, ou não combati o racismo e os preconceitos?

6º. Não pecar contra a castidade.
- Descuidei em lutar pela minha santificação;
- Não disciplinei os meus sentidos, instintos, vontade;
- Dei espaço à sensualidade, erotismo, pornografia;
- Gastei tempo e dinheiro com filmes, revistas, espetáculos e sites da internet desonestos;
- Caí na masturbação;
- Assediei alguma pessoa, induzi alguém ao pecado;
- Vesti-me de maneira provocante;
- Entrei na casa do Senhor com trajes inadequados;
- Fui malicioso em minhas relações de amizade?

7º. Não furtar.
- Aceitei ou comprei algo que foi roubado;
- Estraguei bens públicos ou de outras pessoas;
- Desperdicei dinheiro em jogos, bebidas e diversões desonestas;
- Prejudiquei alguém, usando de pesos e medidas falsas, enganando nas mercadorias e negócios;
- Explorei alguma pessoa ou não paguei o justo salário;
- Não administrei direito meus bens e deixei de pagar minhas dívidas?

8º. Não levantar falso testemunho.
- Envolvi-me em mentiras, difamações, calúnias, maus comentários, fiz mau juízo dos outros;
- Fingi doença ou piedade para enganar os outros;
- Ridicularizei ou zombei de pessoas simples, pobres e idosas, deficientes físicos ou mentais;
- Dei maus exemplos contra a Religião, na família, na escola, na rua, no trabalho?

9º. Não cobiçar a mulher do próximo.
- Alimentei fantasias desonestas, envolvendo outras pessoas;
- Deixei de valorizar meu cônjuge;
- Pratiquei adultério (uniões sexuais antes ou fora do casamento);
- Não soube desenvolver um namoro maduro e responsável, enganando a (o) namorada (o);
- Não fugi das ocasiões ou lugares próximos do pecado?

10º. Não cobiçar as coisas alheias.
- Tenho sido invejoso;
- Apoiei movimentos políticos que se organizam com o fim de invadir e tomar as propriedades alheias;
- Violei segredos, usei de mentiras, ou não tenho combatido o egoísmo;
- Sou dominador, não aceitando a opinião ou sucesso dos outros;
- Fico descontente ou com raiva diante da prosperidade material e financeira de meu próximo?

OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Êxodo Capítulo 20. 1-10
Então Deus pronunciou todas estas palavras:

1. Eu sou o Senhor teu Deus, que ti fez sair do Egito, da casa da servidão: Não terás outros deuses diante da minha face.

2. Não fará para ti esculturas, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo da terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestará culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam. Mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

3. Não pronunciarás o nome de Yavé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não me deixa em pune aquele que pronuncia o seu nome em favor do teu erro.

4. Lembra-te de Santificar o dia do Sábado. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra, mas no Sétimo Dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, bem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que contém, e repousou no Sétimo Dia; e por isso o Senhor abençoou o dia de Sábado e o consagrou.

5. Honra o teu pai e a tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.

6. Não cometerás adultério.

7. Não furtarás.

8. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.

9. Não cobiçarás a mulher do teu próximo,

10. Nem seu escravo, nem sua escrava, nem boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.

MANDAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA

1. Amar a Deus sobre todas as coisas;
2. Não falar seu Santo nome em vão;
3. Guardar Domingos e Festas;
4. Honrar pai e mãe;
5. Não matar;
6. Não pecar contra a castidade;
7. Não furtar;
8. Não levantar falso testemunho;
9. Não desejar a mulher do próximo;
10. Não cobiçar as coisas alheias.

Os Mandamentos da ICAR / 
Igreja Católica Apostólica da Redenção
São Três:

1. Participar das Missas realizadas nos Domingos e Festas de Guarda;
2. Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição;
3. Fazer uma só refeição completa e nada de carne Vermelha, nos dias que a Igreja determina; Todas as Quintas Feiras e Sextas Feiras e, Pagar, ou seja, devolver o Dízimo do Senhor, segundo os ensinamentos das Sagradas Escrituras, registrados em Malaquias 3. 10-12.
4. Respeitar as Autoridades da Igreja. Toda Autoridade vem de Deus.

Obs: A questão da Guarda do Sábado. Por que nós Católicos guardamos o dia de Domingo como sendo o dia de repouso para os cristãos? A resposta é simples, é porque foi no Domingo (Dia do Senhor), ou seja, o Primeiro Dia da Semana, que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou, foi nesse dia em que todos os apóstolos e cristãos se reuniam para a celebração da Eucaristia, e também, era no Domingo que todos os cristãos primitivos adoravam a Deus, ou seja, os cultos de adoração a Deus eram justamente realizados no Primeiro Dia da Semana (Domingo). O que se tem que esclarecer ao catecúmeno, é que a Guarda do Sábado não foi instituída para os cristãos, mas para os judeus, o próprio Apóstolo São Paulo declarou que o fim da Lei é Cristo Jesus (Romanos 10.4).

A questão do segundo Mandamento da Lei de Deus, sobre a adoração ou veneração de imagens de esculturas: Escultura de Pedra ou de Madeira, representando simbolicamente Deus sob a forma de um astro, de um pássaro, de um homem, de um animal, de uma planta ou de um animal aquático. O que Deus proíbe no texto onde se refere às Esculturas ou Imagens, não é a confecção de uma Imagem Religiosa qualquer (Santos, Querubins, Serpente de Bronze, etc), mas somente a representação figurada de sua pessoa como objeto de adoração. Portanto, é inconsistente os argumentos dos nossos irmãos protestantes, quando atacam nossas Igrejas dizendo que adoramos imagens de esculturas, isso é uma inverdade, pois adoramos somente a Deus.

OS SETE SACRAMENTOS


Os Sacramentos intitulados por Nosso Senhor Jesus Cristo são Sete, vejamos:

1. Batismo - É através deste nascimento que o homem entra na Igreja. Como nos desenvolvemos da água de dentro das membranas do feto e cuja gestação proporcionará os meios para nosso nascimento carnal, deve ser imperiosa a preocupação dos pais em relação aos filhos, ou dos cristãos em relação aos pagãos, no que se refere ao nascimento espiritual através da água. Sobre isto, muitas vezes, também nós gostaríamos de fazer a pergunta de Nicodemos: "Como pode um homem nascer, sendo já velho? porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer de novo?" - respondeu Jesus: "Em verdade, em verdade, Eu te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar o Reino de Deus" (JoÃO 3, 4-5).

O católico enxerga com clareza que tanto o nascimento carnal, quanto o espiritual formam um só corpo, imprescindível para a salvação eterna. Todos nascemos já predestinados para a eternidade. Eis a nossa responsabilidade frente às duas grandezas: o nascimento carnal e o nascimento espiritual, graças de Deus incompreensíveis ao nosso limitado saber, mas cuja consciência nos é conferida pela fé, que não brota de baixo para cima, mas desce do Alto também pela graça Deus. A vida, portanto, desde o início até o desfecho traduz uma sucessão de milagres. A rotina do mundo nos tenta sufocar esta visão e contra isto devemos lutar diariamente.

2. Confirmação ou Crisma - Já que fomos batizados nos primeiros meses de vida, é necessário que, quando adolescentes ou adultos, confirmemos espontaneamente tudo aquilo que foi prometido pela boca dos nossos padrinhos, ou seja, abraçar os preceitos da ICAR, submeter-nos a Deus e renunciarmos ao Demônio e suas obras. Sobre isto, São Bernardo dizia: " Renunciaste ao mau espírito e é a ele que estais servindo? Prometeste a Deus servir a Ele só e observar os mandamentos e praticas o contrário? Envergonha-te diante de teu Deus e chora tua infidelidade. Renova as tuas promessas do Batismo e observa-as melhor, futuramente".

3. Eucaristia - Ninguém é, nem pode ser digno de receber Nosso Senhor no coração. Não foi pela indignidade nossa que Jesus Cristo se decidiu instituir este augusto Sacramento. Assim como esteve nas casas dos pecadores e comia com eles à mesa, assim nos visita na Santa Comunhão para ser alimento para nossa alma e para nos conceder as graças necessárias para nossa santificação.

Entre as pessoas que se aproximam da Mesa Eucarística há aqueles que, julgando-se indignos, receiam acercar-se da santa comunhão. Outros não se preocupam com esta eventualidade. Ao contrário, fazem preparação rápida, rotineira ou sem atenção alguma. Se estes pecam por excesso de falta de familiaridade com Deus, os outros não são menos dignos de censura. Pior ainda, são aqueles que se aproximam da comunhão com indiferença ao seu real significado. Quem se dirige da comunhão ainda com outras intenções, que não seja o desejo firme e a resolução sincera de desapegar-se cada vez mais dos pecados e defeitos, não faz dela o uso que Deus quer. A recepção freqüente da Santa Comunhão deve produzir um amor cada vez mais ardente a Nosso Senhor, inflamar na alma o fervor e a piedade e despertar o desejo de tornar-se cada vez mais agravável aos olhos de Deus, por uma vida santa.

Que a Sagrada Eucaristia jamais seja para nós motivo de condenação, mas, como invoca o Sacerdote na Missa: "Sustento e remédio para nossa vida". Mesmo diante dos nossos pecados e indignidades, renovemos com o coração este pedido a Deus para comungarmos com plena confiança na Sua misericórdia.

4. Penitência - Há tentações contra a pureza, que não podem ser vencidas a não ser pela fuga. "Levamos o nosso tesouro em vasos quebradiços", nos diz a Sagrada Escritura. Vidros de fina composição só com grande cautela podem ser levados juntos de uma só vez. A pureza do coração é coisa tão delicada, que só com grande cuidado pode ser conservada. Para não perder este precioso tesouro, é preciso que fujamos de todas as ocasiões, que fazem a virtude da pureza perigar. É preciso que renunciemos aos vis prazeres do mundo, não concedendo liberdade aos membros, que exigem pela natural inclinação.

O Senhor Jesus, conhecendo a nossa fraqueza, foi extremamente bondoso ao instituir o Sacramento da Confissão, conferindo aos Apóstolos e Sacerdotes da Igreja, o poder de perdoar pecados. No confessionário, temos a plena convicção do perdão. Infeliz do homem que dá ao mundo os seus dias da mocidade, reservando-lhe apenas o fim da vida. Já imaginou , no fim da peregrinação, apresentar-se ao Criador com a alma imunda e as mãos vazias? Aproveitemos, portanto, esta grande graça enquanto ainda caminhamos neste mundo.

5. Unção dos enfermos - É um Sacramento destinado a quem está muito doente. Nestes casos não devemos limitar o enfermo somente aos cuidados do corpo. Se a doença é grave e deixa prever o desenlace final devemos falar-lhe da conveniência ou necessidade de chamar o Sacerdote, para com calma pôr em ordem os negócios da alma e receber o santos Sacramentos que tanto alívio dão aos pobres doentes. É um dos preconceitos mais perniciosos e diabólicos que aponta a visita do sacerdote nesse momento como agouro de morte.

Nós da ICAR, entendemos que o católico verdadeiro, também no leito de morte, não se assusta com a visita do Sacerdote. Pelo contrário, lhe é uma das visitas mais agradáveis. Se é possível de supor que o doente, aliás, sendo católico, se assuste com a presença do Sacerdote, é o caso de ponderar o que é melhor: Receber os Sacramentos, ou deixá-lo no pecado, concorrendo assim para uma possível condenação? É preferível que o enfermo, embora se assuste um pouco, morra na graça de Deus, a que fique bem tranqüilo na ignorância de seu estado e entrando na eternidade, encontre um juízo terrível, correndo-se o risco de um fim desastroso e irremediável.

6. Ordem - Instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo desde os primórdios da Igreja, quando escolheu os Apóstolos como a representantes da sua Igreja, o caráter hierárquico (Sucessão) foi transmitido apostolicamente até aos tempos atuais.

Não pode haver missão mais nobre que a de servir ao Senhor Jesus Cristo, abraçando a vocação religiosa. Nossos Sacerdotes e religiosos dedicam-se ao apostolado da instrução religiosa e trabalhando pelos interesses mais caros de Jesus, dele receberão uma recompensa extraordinária. Dessa missão, participam, principalmente os pais, depois os professores e catequistas, ensinando e instruindo nossas crianças na santa religião. Estas serão os homens e mulheres do futuro e grande parte delas serão nossos padres, religiosos e religiosas. Peçamos sempre ao Senhor que nos envie operários à sua Messe.

7. Matrimônio - Existe uma estreita relação entre os sacramentos do Matrimônio e da Ordem. Se temos hoje bons e santos Sacerdotes, com certeza tais vocações são frutos de instrução religiosa cultivados desde a infância em meio a matrimônios santos, abençoados por Deus. Paralelamente, se temos bons casais que vivem fielmente sua união, certamente seu estado é conseqüência das orações dos nossos religiosos e sacerdotes e da instrução religiosa que recebida ICAR.

Santa Margarida, embora rainha tomou a si a tarefa de santamente ensinar os filhos na doutrina cristã e fazendo-os observar nos mandamentos das leis de Deus e da Igreja. Além disso, ensinava aos ricos e altamente colocados como devem passar o tempo e de que maneira devem tratar os pobres.

Aos cônjuges, ensinava o devido respeito à Igreja, o zelo necessário para ouvir a Palavra de Deus, observar as leis do jejum e da abstinência. Sem os princípios da religião de Cristo, não é possível nenhum matrimônio subsistir. Nossos Sacerdotes e Bispos recebem à Luz das Escrituras Sagradas, autorização para se casarem e viverem com suas esposas e filhos, uma vida Santa e de dedicação ao Reino de Deus.

PASTORES E REBANHOS

Para que a missão a eles confiada fosse continuada após sua morte, confiaram a seus cooperadores imediatos, como que por testamento, o múnus de completar e confirmar a obra iniciada por eles, recomendando-lhes que atendessem a todo o rebanho no qual o Espírito Santo os instituíra para apascentar a Igreja de Deus. Constituíram, pois, tais varões e administraram-lhes, depois, a ordenação a fim de que, quando eles morressem outros homens íntegros assumissem seu ministério.

O senhor Jesus concedeu aos Doze Apóstolos a autoridade de Dirigir sua Igreja. Entregou-lhes as chaves da mesma, instituiu-os pastores de todo o Rebanho.

Aos Bispos é dada também, "a responsabilidade de ministrar a graça do sacerdócio supremo" em particular na Eucaristia, que ele mesmo oferece ou da qual garante a oblação pelos presbíteros, seus cooperadores. Pois a Eucaristia é o centro da vida da Igreja particular.

O Bispo e os Presbíteros santificam a Igreja por sua oração e seu trabalho, pelo Ministério da Palavra e dos Sacramentos. Santificam-na por seu exemplo, "não agindo como senhores daqueles que vos couberam por sorte, mas, antes, como modelos do rebanho" (I Pedro 5.3). É assim que "chegam, com o rebanho que lhes está confiado, à vida eterna".

IN PERSONA CHRISTI CAPITIS" (NA PESSOA DE CRISTO CABEÇA...) No serviço eclesial do Ministro Ordenado, é o próprio Cristo que está presente á sua Igreja enquanto Cabeça de seu Corpo, Pastor de seu rebanho, Sumo Sacerdote do sacrifício redentor Mestre da Verdade. A Igreja da Redenção o expressa dizendo que o Sacerdote, em virtude do Sacramento da Ordem, age "in persona Christi Capitis" (na pessoa de Cristo Cabeça).

Na verdade, o Ministro faz às vezes do próprio Sacerdote, Cristo Jesus. Se, na verdade, o Ministro é assimilado ao Sumo Sacerdote por causa da consagração Sacerdotal que recebeu, goza do poder de agir pela força do próprio Cristo que representa ("virtute ac persona ipsius Christi").

Cristo é a origem de todo Sacerdócio: pois o Sacerdote da Antiga Lei era figura dele, ao passo que o Sacerdote da Nova Lei age em sua pessoa.

Quem pode conferir este Sacramento? Foi Cristo quem escolheu os Apóstolos, fazendo-os participar de sua missão e autoridade. Elevado à direita do Pai, Ele não abandonou seu rebanho, mas guarda-o por meio dos Apóstolos, sob sua constante proteção, e o dirige ainda pelos mesmos pastores que continuam até hoje sua obra. Portanto, é Cristo "que concede" a uns serem Apóstolos, a outros Pastores (Efésios 4.11,12). Ele continua agindo por intermédio dos Bispos.

No caso do Bispo, trata-se de uma graça de força ("O Espírito que constitui chefes": Oração de consagração do Bispo do rito latino): a graça de guiar e de defender com força e prudência sua Igreja como pai e pastor, com um amor gratuito por todos e uma predileção pelos pobres, doentes e necessitados. Esta graça o impele a anunciar o Evangelho a todos, a ser o modelo de seu rebanho, a precedê-lo no caminhada santificação, identificando-se na Eucaristia com Cristo Sacerdote e Vítima, sem medo de entregar a vida por suas ovelhas:

Pai, que conheceis os corações, concedei a vosso servo que escolhestes para o episcopado apascentar vosso santo rebanho e exercer irrepreensivelmente diante de vós o sumo sacerdócio, servindo-vos noite e dia; que ele tome incessantemente propício vosso olhar e ofereça os dons de vossa Santa Igreja; que, em virtude do espírito do sumo sacerdócio, tenha o poder de perdoar os pecados segundo o vosso mandamento, distribua os cargos conforme vossa ordem e se desligue de todo vinculo em virtude do poder que destes aos Apóstolos; que ele vos seja agradável por sua doçura e seu coração puro, oferecendo-vos um perfume agradável, por intermédio de vosso Filho, Jesus Cristo...



O CRISTÃO VERDADEIRO


__ És Cristão?
__ Sim! Sou cristão pela graça de Deus.

__ Quem é o verdadeiro cristão?
__ Aquele que é batizado, crê em Nosso Senhor Jesus cristo e vive conforme os seus ensinamentos.

__ Como é que o Ser Humano se faz cristão?
__ O ser humano se faz cristão pelo batismo.

__ Qual é o Sinal do Cristão?
__ O Sinal do Cristão é a Cruz.

__ Como se faz o Sinal da Cruz?
__ Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, amém!

__ É coisa útil fazer o Sinal da Cruz?
__ Sim! É coisa muito útil e agradável a Deus.

__ Por que o Sinal da Cruz é um Sinal do Cristão?
__ Porque em Jesus Cristo encontramos os principais ensinamentos da nossa fé.

__ Quais os principais ensinamentos da nossa fé?
__ São: Unidade e Trindade; Encarnação; Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

__ Quando Devemos fazer o Sinal da Cruz?
__ Pela manhã, ao despertar; à noite, antes e depois das refeições, no princípio e no fim de qualquer trabalho, antes de começar as orações, nas tentações e nos perigos.

Pesquisar neste blog