quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012



Significado dos símbolos do Brasão Episcopal de Dom José Neto

  1. Ao centro, na parte superior, em azul, que lembra a cor do céu e a cor mariana; O M e o A de Maria, fazendo uma homenagem à Virgem Santíssima, envolta com a coroa de estrelas, tirada de Apocalipse 12. A coroa de doze estrelas junta um símbolo de vitória (a coroa, ou stephanos) com um número (doze) simbólico do povo de Deus.
  2. No canto inferior esquerdo temos a armadura que nos remete a Efésios 6 que diz: “Por isso peguem agora a armadura de Deus”. Lembra-nos a proteção que o cristão tem que ter contra os ataques do inimigo. Lembra-nos também a figura de Santo Expedito, que foi oficial romano. A palma lembra que Santo Expedito deu sua vida pelo nome de Jesus Cristo e a espada vem nos lembrar a forma, pela qual Santo Expedito foi martirizado. O fundo vermelho nos lembra a cor do sangue, derramado no martírio;
  3. No canto inferior direito temos a figura do pastor e sua ovelha. Notem que o pastor esta com vestes velhas e semblante cansado, o que nos lembra que o pastor dá a vida pelas suas ovelhas e estas o conhecem (Jo 10, 14); Assim tem sido a vida do bispo eleito, que além de dar a vida vai ao encontro das ovelhas de outros apriscos, pois a elas também, convém agregá-las!
  4. E por fim, o lema do episcopado: “Zelus Domus Tuae Comedit Me” – O zelo por tua casa me consome - tirada do Salmo 69, 9. Pois assim, tem sido a vida do bispo, desde o início do seu sacerdócio e assim, continuará em seu episcopado!

Pesquisar neste blog