quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Igreja a Política
entre o bem e o mal
Caríssimos Irmãos!  A violência está presente em nosso cotidiano,  inclusive assumindo formas dissimuladas de Políticos que se jugam honestos e preparados para defenderem os interesses do Povo Santo de Deus. Ela reina na periferia das grandes cidades, envoltas numa guerra civil diária não assumida pelas autoridades; ela é prevista e legitimada no poder político, como assistimos nos últimos meses os escandalos que envolvem politicos, senador da Republica, Deputados, prefeito Governadores e até autoridades Policial,  isto é, constitui uma das funções do Estado laico, mesmo o democrático. Qual Estado pode abrir mão do recurso da coerção e de todos os meios necessários para forçar os cidadãos a obedecer a ordem, quando não se pode mais acreditar em quem devemos acreditar.
Que O Senhor da Igreja tenha Piedade dos politicos!  É ano de eleição, povo Santo de Deus, cuidado com os lobos revestidos de ovelhas. Na Condição de Arcebispo da Igreja Sinto-me aliviado com a decisão dos Senadores em cassar o Mandato do Ex-Senador Demóstenes, que teve seu nome envolvidos no escândalo que liga contraventores e políticos. A Igreja Católica Apostólica da Redenção, seu Clero Parabeniza o Senado pela feliz decisão.  
Tudo isso parece não existir!  para determinados indivíduos que vivem no mundo das nuvens e reduzem as contradições sociais à eterna luta do bem contra o mal. Como que num transe coletivo, mas que paradoxalmente objetiva a salvação individual, estes guardiões da moral e dos bons costumes adotam uma postura apolítica e voltam-se para o intimismo. São profetas bem intencionados que constroem a cidade de Deus, isto é, cuidam das suas almas. As questões sociais que assolam este país passam ao largo. Sobram discursos que garantem audiência e, por trás da histeria coletiva e individual, cada um busca sua própria salvação, ainda que afirmem  amar ao próximo!  Eles se aglomeram e oram, mas se limitam ao individualismo egoístico espiritualizante.
Ledo engano! A individualização das soluções para problemas terrenos, sociais, econômicos e políticos, deslocados para um plano transcendental cumpre-se em um papel político e Religioso: alivia a pressão e funciona como uma espécie de anestesia coletiva. Afinal, este intimismo religioso não questiona a realidade social desigual e desumana, nem inquire sobre os responsáveis por tal situação. Induz ao conformismo! Que se entregue à divindade o bônus e o ônus! Ele assim o quis, assim o será! Que as coisas permanecem como estão; a nossa recompensa está Em Deus.
A mensagem Que o Senador tentou passar para a população Hoje no plenário é de resignação é mais antiga do que parece.  Hoje o Ex-Senador Demóstenes Torres de Goiás Foi Cassado, será que só Demóstenes é culpado? Quantos e quantos estão escondidos por traz das peles de ovelhas, quando na verdade são Lobos, é preciso separar o Joio do Trigo. A Igreja tem um papel fundamental na vida da humanidade, e vamos continuar observando e opinado, para alertar e exigir a punição dos culpados, para que o Bem vença o Mal.
++Dom Edivaldo Santos
Arcebispo Primaz/ICAR

Pesquisar neste blog